Quer assinar online, mas não precisa de uma assinatura digital?

Em particular, o uso da tecnologia de assinatura digital para assinaturas eletrônicas varia significativamente entre países que seguem leis de assinatura eletrônica abertas e tecnologicamente neutras, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, e aqueles que seguem modelos escalonados de assinatura eletrônica que prefira padrões definidos localmente baseados em tecnologia de assinatura digital, incluindo muitos países da União Europeia, América do Sul e Ásia. Na União Europeia, ao abrigo da regulamentação eIDAS, existem dois níveis de assinaturas digitais: Assinatura Electrónica Avançada (AES) e Assinatura Electrónica Qualificada (QES). Além disso, algumas indústrias também suportam padrões específicos baseados em tecnologia de assinatura digital.

como assinar documento com certificado digital

Como funcionam as assinaturas digitais? As assinaturas digitais, assim como as assinaturas manuscritas, são exclusivas para cada signatário. Provedores de soluções de assinatura digital, como DocuSign, seguem um protocolo específico chamado Public Key Infrastructure, ou PKI . A PKI exige que o provedor use um algoritmo matemático para gerar dois números longos, chamados chaves. Uma chave é pública e uma chave é privada.

Quando um signatário assina eletronicamente um documento, a assinatura é criada usando a chave privada do signatário, que é sempre mantida em segurança pelo signatário. O algoritmo matemático atua como uma cifra, criando dados correspondentes ao documento assinado, chamado hash, e criptografando esses dados. Os dados criptografados resultantes são a assinatura digital. A assinatura também é marcada com a hora em que o documento foi assinado. Se o documento for alterado após a assinatura, a assinatura digital será invalidada.