Identificar digitalmente: o certificado digital

No artigo de hoje da nossa pequena série “ID Digital” apresentaremos o certificado digital. Essas provas eletrônicas de autenticidade não apenas permitem que você se identifique digitalmente, mas também criptografam informações. Os certificados fortalecem a confiança no titular do certificado porque terceiros podem verificar a identidade. No artigo de hoje você vai descobrir o que são certificados digitais e como funcionam. Explicamos também as áreas de aplicação dos certificados digitais.

https://www.certifica.com.br/blog/auditoria-de-ars-o-que-e-qual-a-importancia-e-como-funciona

O certificado digital: o que está por trás dele? Um certificado digital pode ser entendido como prova eletrônica de autenticidade: Os certificados digitais possuem uma chave pública – e esta pode ser atribuída ao titular do certificado. Os certificados são emitidos por autoridades de certificação (CA) – ou seja, terceiros independentes. Esta CA deve ser confiável para que os certificados digitais sejam reconhecidos pelos navegadores e sistemas operacionais, razão pela qual existem listas de autoridades de certificação confiáveis ​​(certificados raiz).

A informação que um certificado digital contém sempre é o nome do titular do certificado, bem como informações sobre a autoridade certificadora, o período de validade do certificado e a sua utilização. A versão e o número de série, os algoritmos utilizados para a criação, as informações sobre a chave pública e a assinatura digital da EC também são obrigatórias, enquanto outras informações são opcionais. O formato e conteúdo dos certificados digitais atendem ao padrão X.509; A recomendação atual da ITU é X.509 V3 .